Vale a pena aprender a diferença entre os produtos LIGHT e os DIET, para fazer a escolha CERTA. A eterna dúvida, que quase todo mundo tem, foi agora esclarecida pela doutora em nutrição e professora da UNINOVE – Daniela Silveira.
De acordo com as normas da ANVISA, os alimentos DIET são aqueles que são formulados ou processados especialmente para indivíduos com exigências metabólicas ou fisiológicas específicas e necessitam de dietas especiais.
Esses alimentos podem ser indicados para diversos tipos de dietas como: alimentos para dietas com restrição de carboidratos ou gorduras ou proteínas ou sódio ou açúcares.
Portanto, fica claro que a finalidade destes alimentos não é especificamente atender somente o público diabético ou para aquele que quer reduzir o peso.
O alimento LIGHT apresenta redução mínima de 25% em determinado nutriente (açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio) ou em calorias, quando comparado ao alimento convencional.
De maneira geral, as diferenças fundamentais entre os dois são: Os alimentos DIET são destinados a grupos populacionais com necessidades específicas e os LIGHT para grupos populacionais saudáveis que desejam reduzir o consumo de alguns dos nutrientes.
Os produtos diet não têm como finalidade a ingestão reduzida de calorias, pois alguns produtos diet são até mais calóricos que os convencionais. O exemplo mais clássico deste fato é o chocolate diet, especialmente confeccionado sem açúcar, com adoçante, direcionado para o público diabético. A retirada do açúcar, no caso deste produto, originou a necessidade do acréscimo de gordura, o que fez com que o produto apresentasse um número de calorias maior do que seu similar convencional.
Acredito que deu pra ter uma boa ideia – Palavra agora sem acento de acordo com a reforma ortográfica – sobre a verdadeira diferença. Faça sua escolha correta da próxima vez.
fica a dica!
“o estilo diz tudo”
Rei da Moda.