Gripe, Resfriado ou Alergia? aprenda a diferença!

Publicado: 27/07/2009 em Uncategorized
Tags:, , , , ,

OPA! gripe

Nessa época do ano, especialmente, todos sofrem um pouco mais com gripes, resfriados e alergias. Os sintomas são parecidos, mas é possível diferencias.

Gripe

É uma infecção causada pelo vírus Influenza. Salvo alguns casos, a gripe é inconfundível: além dos sintomas respiratórios, deixa a pessoa derrubada mesmo. É uma infecção forte para o organismo e, em alguns casos, pode evoluir para complicações sérias. Um dos sintomas principais para detectar a gripe no seu filho é a presença de febre. Além disso, a gripe tem sazonalidade – ou seja, aparece em determinados períodos do ano: outono e inverno – e raramente contraímos o vírus duas vezes no mesmo ano. Ainda bem!

SINTOMAS: Dor no corpo, nos músculos, mal-estar, dor de cabeça, febre e os sintomas respiratórios (coriza, dor de garganta, tosse, etc). Em bebês ou crianças menores, pode aparecer diarréia e vômito.

COMO EVITAR: Evitar ficar em locais fechados com muita gente é essencial, assim como lavar as mãos da criança frequentemente, para que ela não se infecte com o vírus, caso esteve em contato com alguém com gripe. Há também a vacina antigripe, recomendada para todas as crianças menores de 5 anos, a partir de 6 meses de idade.

Resfriado

Também é causado por vírus, mas não existe um específico, como no caso da gripe. São vários os vírus que causam resfriado. Ele não segue uma sazonalidade, ou seja, a criança ou mesmo o adulto podem pegar várias vezes ao ano. Apesar de ser bastante incômodo, o resfriado não é grave e não costuma ter complicações sérias.

SINTOMAS: Os mesmos sintomas respiratórios que aparecem com a gripe, mas de uma maneira mais branda. Não derruba tanto a criança.

COMO EVITAR: Vale o mesmo do que para a gripe, exceto pela vacina.

Alergia

A chave para descobrir se o que seu filho tem é alergia respiratória é prestar atenção na duração dos sintomas. A gripe e o resfriado, por exemplo, duram em média 7 dias. Já a alergia é crônica, perene, todo dia está ali incomodando. Também aqui não há febre e nem os outros sintomas, como dor no corpo, de cabeça.

SINTOMAS: Espirro, coriza, sinusite, espirro, coriza, mais espirro… Quem tem alergia respiratória, sofre mesmo. Mas são esses sintomas e só.

COMO EVITAR: Para evitar que a criança entre em uma crise alérgica, não tem outro jeito senão evitar a substancia que esta causando a alergia. Se seu filho já tiver predisposição para alergia ou histórico na família, o ideal é que sua casa seja livre de pelos e pó. Limpe o chão com um pano úmido e não use vassoura, para não suspender a poeira pelo ar.

ficam as dicas! (Revista Pais e Filhos)

o estilo diz tudo

Rei da Moda.

comentários
  1. caladaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s